Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes Jornalista
09 de abril de 2018 às 09:00

Conversas frustrantes sobre banca

Dois amigos de longa data sentam-se ao balcão de um bar. Um deles procura consolo fácil para a sua enorme indignação com o dinheiro que ainda anda a emprestar à banca. O outro, embora não pareça, também está indignado – mas não tem consolo instantâneo para oferecer

Vamos pôr mais 450 milhões de dinheiro dos contribuintes num banco! É verdade. Mas é um escândalo! Para isto mais valia ter nacionalizado!Não. Mas como não?Desde logo porque não passava em Bruxelas. Lembra-te que o Governo já tinha esticado a corda com a recapitalização da Caixa e que a Comissão achava que o Novo Banco era inviável. Além disso, ninguém deveria querer a nacionalização. Porquê?Porque isso seria trazer para dentro do Estado toda a exposição directa ao poço sem fundo das perdas do Novo Banco. Com a venda o Lone Star sempre pôs lá 1.000 milhões e pelo menos sabemos que há um tecto para os empréstimos públicos: 3.900 milhões de euros.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.