Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes Jornalista
23 de abril de 2018 às 09:00

Cinco mitos sobre contas públicas

Levamos mais de 40 anos de democracia sem conhecer outra coisa que não défices – talvez seja natural que um “défice zero” gere confusão e perplexidade. É uma novidade. O problema é que a maior parte das coisas que ouvimos no espaço público sobre o assunto partem de equívocos

Primeiro:"há uma folga!" Em mais de 40 anos de democracia nunca tivemos outra coisa que não défice orçamental – por isso é natural que a perspectiva de um défice 0%, ou de um excedente (palavra nova!), seja uma mudança que gera perplexidade. Uma das manifestações dessa perplexidade é a repetição de que se podia ter gasto a folga orçamental do ano passado em vez de deixar o défice cair além do previsto. É verdade que há uma "folga" superior a 1.000 milhões de euros face ao previsto – mas num País com 126% de dívida pública não é verdade que haja folgas enquanto houver défice numa conjuntura económica muito favorável.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.