Sábado – Pense por si

Alexandre Pais
Alexandre Pais
27 de julho de 2016 às 08:00

De Lisboa a Díli: o abraço dos irmãos

Tive a felicidade de viver esse momento, e vieram-me agora as lágrimas aos olhos ao ver Xanana Gusmão, líder histórico do povo irmão, a festejar, em Timor, a conquista da Selecção portuguesa

A apoteótica recepção dos lisboetas aos campeões europeus de futebol não foi organizada: bastou a divulgação do percurso do autocarro para que largos milhares de pessoas viessem para a rua aplaudir os jogadores, primeiro entre o aeroporto e Belém, depois no trajecto até à histórica Alameda D. Afonso Henriques, símbolo da cidade por outras batalhas. Despido de interesses políticos ou religiosos, de género ou de raça, o êxito futebolístico – e antes dele o apoio crescente ao que se foi transformando num desígnio nacional – a todos mobilizou de forma espontânea.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.