Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
09 de janeiro de 2023 às 08:33

O cume de Dante

Em Portugal o Governo parece estar a fugir de um país que se desmorona; no Brasil fazem por desmoronar os alicerces do país. Em suma, não se aproveita nada e sobram temas para escrever.

Há um filme que só conhecemos porque as televisões precisam ocupar tardes de Domingo com conteúdos emocionantes. A história catástrofe de uma cidade tomada de assalto por uma erupção vulcânica e o resto é o que se conhece de Hollywood. Entre nós, a erupção é outra mas não menos violenta. No Governo joga-se à cadeira, a ver quem fica de fora, sem qualquer respeito pela noção de Estado, cidadania ou cidadão. No mundo brinca-se ao Rei Manda, imitando o que o rei manda fazer, já fez ou planeia fazer.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.