Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
19 de dezembro de 2022 às 12:51

A maior catástrofe: a falta de atenção

É importante colocar o dedo na ferida, discutir a razão pela qual chove e a terra não absorve, as ruas ficam alagadas, casas inundadas e negócios destruídos. Se sempre aconteceu? Sim. Se agora é diferente? Muito.

Escrever semanalmente é estar atento ao mundo, todos os dias. Todos os dias acontecem coisas no mundo e na nossa vida que nos mudar por dentro e por fora.  Globalmente, estamos a perder a nossa capacidade de reter a atenção, de escolher ao que dar atenção, presos a um fio de notícias e acontecimentos que nos dizem sobre o que pensar. As atenções têm estado viradas para o Mundial de futebol, o mesmo sobre o qual já escrevi, numa perspectiva bastante diferente do habitual porque era sobre tudo, menos futebol. Essa é uma das questões que me preocupa: quando tudo se resume ao futebol, o que mais há nas nossas vidas?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.