Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
10 de março de 2025 às 07:08

Mulheres, direitos, género, igualdade: irreal social de um insustentável real

Muitas vezes a noção de igualdade confunde-se com a ideia de sermos iguais, que não somos, sequer temos de ser, ou queremos ser.

Sabemos que o dia da mulher são todos os dias mas também sabemos que, na verdade, não é bem assim. Celebramos o dia, promovemos encontros e palestras, discutimos o quanto regredimos nos últimos anos e o que precisamos fazer, enquanto relembramos o privilégio de vivermos nesta sociedade, enquanto outras mulheres estão completamente subjugadas. Contudo, as desigualdades persistem, e os temas que se discutem continuam a ser os mesmos como se, apesar do tanto que mudou, tudo estivesse na mesma. De facto não está, mas parece que é impossível acabar com o patriarcado machista e conservador que dificulta a igualdade de género. Ou a impossibilita.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.