Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
10 de março de 2025 às 07:08

Mulheres, direitos, género, igualdade: irreal social de um insustentável real

Muitas vezes a noção de igualdade confunde-se com a ideia de sermos iguais, que não somos, sequer temos de ser, ou queremos ser.

Sabemos que o dia da mulher são todos os dias mas também sabemos que, na verdade, não é bem assim. Celebramos o dia, promovemos encontros e palestras, discutimos o quanto regredimos nos últimos anos e o que precisamos fazer, enquanto relembramos o privilégio de vivermos nesta sociedade, enquanto outras mulheres estão completamente subjugadas. Contudo, as desigualdades persistem, e os temas que se discutem continuam a ser os mesmos como se, apesar do tanto que mudou, tudo estivesse na mesma. De facto não está, mas parece que é impossível acabar com o patriarcado machista e conservador que dificulta a igualdade de género. Ou a impossibilita.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro