Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
10 de março de 2025 às 07:08

Mulheres, direitos, género, igualdade: irreal social de um insustentável real

Muitas vezes a noção de igualdade confunde-se com a ideia de sermos iguais, que não somos, sequer temos de ser, ou queremos ser.

Sabemos que o dia da mulher são todos os dias mas também sabemos que, na verdade, não é bem assim. Celebramos o dia, promovemos encontros e palestras, discutimos o quanto regredimos nos últimos anos e o que precisamos fazer, enquanto relembramos o privilégio de vivermos nesta sociedade, enquanto outras mulheres estão completamente subjugadas. Contudo, as desigualdades persistem, e os temas que se discutem continuam a ser os mesmos como se, apesar do tanto que mudou, tudo estivesse na mesma. De facto não está, mas parece que é impossível acabar com o patriarcado machista e conservador que dificulta a igualdade de género. Ou a impossibilita.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.