Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
13 de setembro de 2022 às 20:00

International Pay Day ou em bom português, quanto ganhas?

O dia 18 de setembro, International Pay Day, é dedicado questionar e a mostrar o impacto que as diferenças salariais entre homens e mulheres têm para o desenvolvimento económico e a desigualdade. E as diferenças persistem. 

Se fores mulher ganhas certamente menos do que o homem, sentado ao teu lado, com o mesmo nível de responsabilidade e as mesmas tarefas. Há excepções mas a estatística não falha: trabalho igual nem sempre significa salário igual. Há uns dias, a actriz Jennifer Lawrence falou exactamente sobre esta questão, afirmando que "não interessa o quanto faço" ("it doesn’t matter how much I do")  porque, continuou, a diferença vai persistir por uma questão de género. Senti nas suas palavras uma espécie de resignação, baseada no pressuposto de que, quando questionados sobre a razão da diferença salarial, os empregadores dizem sempre não haver desigualdade de género, sem saberem explicar a razão pela qual a mulher tem um salário mais baixo. Por isso, importa perguntar quanto ganhas mas, mais ainda, se estás satisfeita com o que ganhas. Porque eu não estou.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?