Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
14 de junho de 2022 às 20:00

Elon Musk e os apocalipticamente integrados

Talvez por isso, a postura de Elon Musk, contra a maré da autonomia, flexibilidade, produtividade e bem-estar, tenha provocado uma onda de indignação (ondinha, vá, que isto de indignação nas redes é sempre muito menos do que parece), ao obrigar os seus funcionários a regressarem ao escritório. Eu não sei se trabalharia na Tesla e, menos ainda sei o que diria se me obrigassem a 40h semanais num escritório mas sei que a minha reacção ao ler a notícia foi simples: "não".

Há muitos anos li um texto - com ainda mais anos - chamado Apocalípticos e Integrados. É um livro de 1965, de Umberto Eco, que reúne um conjunto de ensaios sobre a cultura de massas. Anos mais tarde encontrei um artigo, de um autor português, que usava o título para descrever teorias da comunicação. Confesso que sempre gostei da expressão de Eco, auto-definindo-me entre muros, mais integrada do que apocalíptica porque, em relação à tecnologia, há um factor determinante: se não a usarmos, nada muda. Pouco adiantaria Zuckerberg ter criado o Facebook se ninguém o usasse.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.