Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
07 de dezembro de 2021 às 20:00

E se, um dia, a Internet explodir?

Longe vão os tempos em que dávamos um toque para avisar que tínhamos chegado (para quê gastar uma chamada se podíamos anunciar a nossa presença de outra forma).

Há dias conversava com uma amiga que me falava na possibilidade da Internet explodir. Lera um artigo noNew York Postsobre um potencial apocalipse que me fez pensar, uma vez mais, sobre a nossa dependência em relação à Internet. Desde que continue a ter acesso ao serviço destreaming, está tudo bem, afirmou. E eu pensei que, de facto, a maior parte do nosso dia é passadoonlineou utilizando ferramentas que nos ligam, e que se ligam entre si, através da Internet. Lembro-me de ter afirmado que passaria muito bem sem Internet quando, na verdade, estava a pensar que passaria muito bem semsocial mediae redes sociais. O que não é o mesmo que passar uns dias sem Internet porque percebi, nesse momento, como dependemos deste acesso para o quotidiano banal. Da actualização dosoftwarepara orobotde cozinha funcionar, ou das respectivas receitas para cozinhar, aorobotque aspira a casa, temos muitos dispositivos em casa que funcionam em rede e ligados à rede, da mesma forma que, quando saímos de casa, ferramentas como os mapas ou aplicações com informação sobre trânsito, transportes ou para chamar um veículo para nos transportar, já fazem parte da vida de todos os dias.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.