Sábado – Pense por si

Maria J. Paixão
Maria J. Paixão Investigadora
03 de março de 2024 às 10:34

Por quem os sinos dobram

Em tempos em que a nossa humanidade partilhada é erodida diariamente, e em que os pilares da democracia enfrentam perigos sérios, não posso deixar de tentar trazer alguma luz para os bastiões da justiça esquecidos.

Ao contrário do movimento ambientalista convencional, o movimento pela justiça climática tem reforçado, incansavelmente, o caráter sistémico do problema que enfrentamos. Não se trata de um problema isolado, apolítico e associal, mas sim de mais uma manifestação das profundas injustiças geradas pelo sistema socioeconómico em que vivemos. Por isso, qualquer tentativa de endereçar a questão ecológico-climática só pode começar por se assumir como projeto dirigido a concretizar um amplo ideal de justiça.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.