Sábado – Pense por si

Maria J. Paixão
Maria J. Paixão Investigadora
19 de maio de 2024 às 10:08

O espírito do tempo em julgamento (I)

A resistência dos tribunais em interagir com a complexidade e o contexto é sintoma do profundo fracasso das instituições em lidar com um mundo em que a instabilidade e a disrupção são fatores inelimináveis. 

Durante as próximas semanas, retomar-se-á o julgamento de onze ativistas climáticos apoiantes do coletivo Climáximo. O julgamento, celebrizado como "Julgamento das 11 de Abril", teve início na semana das celebrações dos 50 anos da Revolução dos Cravos. À saída da primeira audiência, uma das arguidas partilhava não lhe ter sido possível trazer para a sala de audiências a urgência climática, sobre a qual pretendia discorrer para explicar os motivos do protesto que a tinha conduzido ali.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.