Sábado – Pense por si

Maria J. Paixão
Maria J. Paixão Investigadora
29 de dezembro de 2024 às 10:36

Regresso ao futuro

A crise financeira de 2008 começou a abrir fissuras que, desde então, apenas se aprofundaram. A aura de impecabilidade já não paira sobre nós.

É, finalmente, oficial: 2024 foi o ano mais quente de sempre, e o primeiro ano em que a temperatura média da Terra aumentou 1.5ºC. Em nosso redor, materializam-se os cenários para que a comunidade científica tem alertado nas últimas décadas. Multiplicam-se as catástrofes climáticas, muitas delas assumindo dimensões e intensidade sem precedentes. Simultaneamente, de forma quase sub-reptícia, também a "normalidade" se transforma, com a cadência das estações tal qual a conhecíamos a desvanecer. A metamorfose será total, já conseguimos senti-la a desenrolar-se.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.