Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
22 de fevereiro de 2023 às 08:00

Muito barulho para nada

À esquerda e à direita, o debate das propostas para a habitação é um tratado sobre o uso do circo ideológico para entreter papalvos.

Muito barulho para nada: na última quinta-feira (há quase uma semana, portanto), o Governo anunciou um conjunto de medidas para combater a crise habitacional que alastrou pelo país. A ofensiva mediática começou nessa manhã, com um artigo do primeiro-ministro no Público em que, traindo a sua má consciência, jurava que "Não começámos pelo telhado" e que os sete anos dos seus Governos não tinham sido passados a ignorar o problema, mas a abrir caminho. Caminho para quê? Era difícil perceber. O artigo estava cheio de generalidades embrulhadas numa esperançosa "Nova Geração de Políticas de Habitação", chavão cinco vezes repetido, mas nunca concretizado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.