Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
19 de outubro de 2022 às 08:06

Mandem vir suecos

É quase enternecedor ver a gestora francesa contratada para salvar a TAP a afundar-se nos vícios muito portugueses da cunha e do amiguismo. Ninguém nos vem salvar.

É verdade que estamos todos hipersensíveis no que toca à TAP. Estamos hipersensíveis porque vamos enterrar 3,2 mil milhões de euros numa empresa pouco competitiva e ineficiente, em situação de falência ou pré-falência desde, pelo menos, os anos 90. E porque, desde os anos 90, enterramos fortunas atrás de fortunas em planos de reestruturação, sempre prometendo que desta vez é que vai ser, sem nunca nos livrarmos do vício. Estamos hipersensíveis porque, apesar dascertezas viris do ministroPedro Nuno Santos, é difícil acreditar que isto acabe bem.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.