Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
05 de março de 2025 às 08:43

Elogio do “jornalixo”

Sim, há uma crise séria e ameaças reais ao jornalismo. Mas, num país em falência institucional, é aqui que mora a liberdade.

Teremos sempre Paris. Há 13 anos, as investigações do Correio da Manhã à vida regalada de José Sócrates na capital francesa, enquanto por cá o país se afundava nos destroços da sua governação, com a Troika a vigiar, também levantaram a indignação moral de muito político, comentador e cidadão de bem. Uma infâmia, uma intromissão pornográfica na vida privada de um ex-político, uma campanha populista de para vender jornais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.