Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
10 de maio de 2023 às 08:00

Aterragem forçada

Animado pela vitória na crise política da semana passada, o PS parece agora estar apostado em fazer o papel de pirata do ar na comissão de inquérito à TAP.

Desde sempre, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa partilham uma crença risonha nas virtudes do imobilismo. O primeiro-ministro com a sua "alergia" a reformas estruturais e o Presidente da República a fazer claque, resignando-se a que até as suas prioridades assumidas, como a resolução do problema dos sem-abrigo, fiquem adiadas para "prazo razoável" – ou seja, para nunca. Neste contexto, o arrufo público da semana passada, sendo uma séria crise institucional, acabou a reafirmar o velho consenso: o melhor é não fazer nada.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.