Sábado – Pense por si

Eurico Reis
Eurico Reis Juiz Desembargador Jubilado
18 de agosto de 2022 às 08:00

Os filhos de Caim IV

O que determina uma pessoa potencialmente infractora a delinquir ou a abster-se de o fazer não é o tempo de prisão estabelecida na legislação penal, mas sim a probabilidade de ser "apanhado" e a probabilidade de, nesse caso, ser ou não imediatamente preso.

Nestes últimos tempos, as redes sociais e os meios de comunicação em geral, têm abordado com particular interesse o caso de uma mulher branca, aparentemente embriagada, ter dirigido, num restaurante situado na Costa da Caparica palavras insultuosas aos filhos negros (adoptados) de um casal de artistas brasileiros brancos e também a uma família de angolanos negros que também se encontrava no local. Pelo menos o casal brasileiro em questão apresentou queixa perante a competente entidade policial e, como não podia deixar de ser, face à legislação em vigor, foi aberto inquérito dirigido pelo Ministério Público. A agressora foi detida de imediato, mas foi libertada no próprio dia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?