Sábado – Pense por si

Eurico Reis
Eurico Reis Juiz Desembargador Jubilado
03 de agosto de 2022 às 15:34

Os filhos de Caim III

As pessoas concretas transformam-se em representações conceptuais (arquétipos) e passam a ser tratadas como tal, e as relações sociais são decompostas em vários segmentos, perdendo-se, nesse processo, a percepção da complexidade do problema global.

Escrevi no meu anterior texto de opinião que as mortes de menores e de mulheres ocorridas no âmbito de relações familiares deterioradas também acontecem porque não existem canais de comunicação entre os agora designados Juízos de Família e Menores e os Juízos Criminais, tal como não existem entre as correspondentes Delegações do Ministério Público, que funcionam junto desses Tribunais, e bem assim as CPCJ, e que, enquanto essa separação de jurisdições existir, as vítimas continuarão a morrer, mesmo que os homicidas venham a passar períodos de tempo cada vez mais longos encarcerados.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.