Sábado – Pense por si

David Erlich
David Erlich Professor
02 de outubro de 2024 às 15:18

Um professor memorizando nomes

Algo muda quando finalmente conheço todos os nomes numa turma. Subitamente, sinto-me mais perto. Ao interiorizar os nomes de quem comigo aprende, entroso-me nessa característica tão preciosa quanto indefinível: a humanidade do outro, na qual revejo a minha.

O vetusto paradigma do antropocentrismo radical é o de que, à racionalidade do humano, se opõe a irracionalidade de todos os outros seres vivos. Nesta perspetiva, um abismo separa o homo sapiens de todas as outras espécies. É, por exemplo, a de Descartes, cujo intelecto era insensível ao sofrimento dos animais que usava nas suas experiências.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro