Sábado – Pense por si

David Erlich
David Erlich Professor
02 de outubro de 2024 às 15:18

Um professor memorizando nomes

Algo muda quando finalmente conheço todos os nomes numa turma. Subitamente, sinto-me mais perto. Ao interiorizar os nomes de quem comigo aprende, entroso-me nessa característica tão preciosa quanto indefinível: a humanidade do outro, na qual revejo a minha.

O vetusto paradigma do antropocentrismo radical é o de que, à racionalidade do humano, se opõe a irracionalidade de todos os outros seres vivos. Nesta perspetiva, um abismo separa o homo sapiens de todas as outras espécies. É, por exemplo, a de Descartes, cujo intelecto era insensível ao sofrimento dos animais que usava nas suas experiências.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.