Sábado – Pense por si

David Erlich
David Erlich Professor
22 de janeiro de 2025 às 15:46

Gostar da escola

Sentes-te seguro na escola? Entre “sempre/frequentemente”, “às vezes” ou “raramente/nunca”, 73% optaram pela primeira hipótese em 2014, tendo o número crescido para 80% em 2018 e fixando-se, em 2022, em 77%. Exclusivo: os alunos portugueses sentem-se seguros na sua escola pública!

Uma cidadania atenta exige uma salutar atitude de crítica dos serviços públicos. É com essa postura de vigilância – de utentes, trabalhadores, jornalistas, eleitores e eleitos – que aquilo que é de todos pode resistir e melhorar. 

No entanto, tal olhar por vezes degenera, consciente ou inconscientemente, num discurso catastrofista, que amplifica as disfuncionalidades e silencia as conquistas do Estado Social. É que se há vozes que lançam a sua crítica para ajudar os serviços públicos a singrar, outras há que o fazem com o intuito de, simbolicamente, os fazer sangrar. 

Um exemplo – certamente involuntário – foi o de Marques Mendes quando, no seu programa televisivo do penúltimo domingo, estampou num gráfico um alarmante pseudofacto:  existem zero jardins de infância públicos na cidade do Porto.  

Mas, na verdade, são mais de quatro dezenas. 

Ora, vale a pena abordar um inquérito que, pela sua amplitude, justificaria maior atenção coletiva. Curiosamente, trata-se de um estudo na área da Saúde, o que diz muito sobre a importância da Escola para a vida da criança e do adolescente. Falo do projeto Health Behaviour in School-aged Children, da Organização Mundial de Saúde, que estuda a vida infantil e juvenil nos vários cenários em que ela se desenrola. 

Levado a cabo a cada quatro anos, o HBSC assenta numa amostra composta por milhares de estudantes, de dezenas de agrupamentos escolares do setor público. Desde 2014, está estabilizado ao nível das questões e do universo, que consiste em alunos do sexto, oitavo e décimo ano. Isto permite leituras comparativas com os estudos de 2018 e 2022. 

Um dos itens é uma pergunta direta: gostas da escola? Em 2014, 73% dos estudantes responderam que sim, valor que, em 2018 e 2022, se estabilizou nos 70%. Notícia de última hora: os alunos portugueses gostam da escola pública que frequentam! 

Outro dado é a qualidade da relação com os colegas, numa escala que varia entre 3 e 15. O valor médio está estabilizado aproximadamente em 12, nos três anos de referência. Alerta noticioso: os alunos portugueses gostam da relação que estabelecem com os seus colegas na escola pública! 

Também a relação com os professores é medida, numa escala semelhante, de 3 a 15. O valor médio, nos três anos, está estabilizado à volta dos 11,5. Chocante: os alunos portugueses apreciam a relação pedagógica mantida com os seus professores na escola pública! 

Voltemos a uma pergunta direta: sentes-te seguro na escola? Entre "sempre/frequentemente", "às vezes" ou "raramente/nunca", 73% optaram pela primeira hipótese em 2014, tendo o número crescido para 80% em 2018 e fixando-se, em 2022, em 77%. Exclusivo: os alunos portugueses sentem-se seguros na sua escola pública! 

Hoje, temos todos uma câmara no bolso, impera o scroll e as notícias são emitidas em contínuo. Portanto, é natural que as novidades desagradáveis – desde uma rixa à porta da escola a queixas de um professor violento – circulem velozmente. Há uma inevitável aceleração do modo como são disseminadas as ocasiões de frustração de expetativas na escola pública.  

Este fenómeno, que veio para ficar, deve ser aproveitado como oportunidade para nos fazer sempre pensar no que pode ser melhorado. Mas não nos deve toldar a vista quanto às conquistas de uma Escola que a maioria dos alunos aprecia e na qual se sente segura, em partilha com professores e colegas de quem gosta.

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Sentes-te seguro na escola? Entre “sempre/frequentemente”, “às vezes” ou “raramente/nunca”, 73% optaram pela primeira hipótese em 2014, tendo o número crescido para 80% em 2018 e fixando-se, em 2022, em 77%. Exclusivo: os alunos portugueses sentem-se seguros na sua escola pública!

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