Sábado – Pense por si

David Erlich
David Erlich Professor
11 de dezembro de 2024 às 07:27

Esta crónica não é sobre Mário Soares

Após mais do que duplicar entre 1973 e 1975, passando de 340 para 706, o número de jardins de infância não só estagnou como regrediu ligeiramente: em 1976, era de 679. No entanto, em 1978, após a primeira governação de Mário Soares, alcançava quase um milhar.

Em contextos diversos, desde campos de férias a educação não-formal em meio escolar, já trabalhei com crianças e jovens de todas as idades a partir dos três anos. Mas hoje, como docente, a minha área é o ensino secundário. Este, que no meu tempo estudantil era ainda opcional e, por isso, frequentemente tratado como se o sucesso escolar inclusivo fosse tema de somenos importância, recebe hoje uma multiplicidade de desafios, expetativas e percursos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.