Sábado – Pense por si

César Rodrigues
César Rodrigues Investigador em História e Desporto
30 de agosto de 2016 às 13:56

Foi bonita a festa, pá!

O Brasil pode orgulhar-se do seu empreendimento, mesmo que ao nível do planeamento tenham existido falhas graves, como obras por acabar. Ainda assim, os Jogos foram um sucesso, alicerçados também no particular "jeito carioca" de bem acolher os seus convidados

Com a licença de Chico Buarque, o título enquadra-se nos Jogos Olímpicos de 2016, os primeiros disputados na América do Sul e em português. Cerca de 11 mil atletas representantes de 207 delegações – mais do que a própria ONU – viveram e partilharam com o mundo momentos de alegria, de ilusão e, por vezes, de desilusão. Um batalhão de 30 mil jornalistas mediatizou o acontecimento a uma escala planetária, colocando os Jogos como um dos acontecimentos de referência nas sociedades actuais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.