Sábado – Pense por si

Catarina Caria
Catarina Caria Analista de Política Internacional
29 de janeiro de 2024 às 09:12

O Elefante na Sala

Por que é que nos é tão difícil sentir o perigo das alterações climáticas? E como explicamos ao setor privado o custo económico da perda de biodiversidade?

Todos os anos, investem-se 7 triliões de dólares em atividades que prejudicam a natureza, e apenas 200 mil milhões em soluções baseadas na natureza. O termo refere-se à gestão e uso sustentável de recursos e de processos naturais para enfrentar os desafios socioambientais. Os números são do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e fizeram-me pensar no que é que, afinal, está a faltar para instar maior investimento em práticas sustentáveis.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.