Sábado – Pense por si

António Ventinhas
António Ventinhas Magistrado
09 de dezembro de 2020 às 14:26

Os megaprocessos e a investigação criminal

Todos os operadores judiciários pretendem uma melhoria da resposta do sistema de justiça.

O tempo de resolução dos megaprocessos é frequentemente tema de conversa e intervenção pública. Na última abertura do ano judicial, altas figuras do Estado abordaram este assunto. O plano nacional de combate à corrupção também trata desta matéria. Já nos pronunciámos várias vezes sobre esta questão. O "fatiamento" dos megaprocessos levaria a que se perdesse a visão de conjunto, uma vez que se passaria a ver apenas a árvore e não a floresta. Nas situações em que os crimes se encontram ligados é contraproducente a separação de processos. Ainda em conferência recente na Universidade Católica, os juízes conselheiros Santos Cabral e Mouraz Lopes defenderam igual posição. O último falou mesmo na importância de se possuir uma visão "helicoptérica" para perceber melhor os factos que se está a investigar. Nos grandes processos são extraídas muitas certidões para investigar crimes autónomos, mas há sempre um núcleo que subsiste e apresenta grande volume e complexidade.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.