Sábado – Pense por si

António Ventinhas
António Ventinhas Magistrado
01 de outubro de 2020 às 11:50

O segredo de justiça e os segredos da PGR

Hoje em dia a informação é o bem mais precioso e é evidente que há dados muito importantes que não se encontram devidamente protegidos.

É do conhecimento público que várias caixas de correio electrónico de magistrados foram acedidas ilicitamente, bem como houve outras intromissões indevidas em sistemas informáticos da Justiça e do Ministério Público. Em alguns casos foram inclusivamente revelados dados que se encontravam em segredo de justiça. A segurança de informação sensível no que se refere à investigação criminal e às comunicações entre magistrados, tem de ser garantida pois, caso contrário, toda a investigação criminal poderá ficar comprometida. Não obstante a gravidade do problema, não tenho conhecimento da realização de uma ampla auditoria aos sistemas informáticos e canais de acesso às caixas de correio electrónico dos magistrados do Ministério Público, com vista a apurar da dimensão do problema. Desconheço igualmente que exista uma monitorização regular do sistema, de modo a aferir e prevenir o risco de acessos não autorizados, nomeadamente a informação respeitante a investigações de ilícitos criminais. Hoje em dia a informação é o bem mais precioso e é evidente que há dados muito importantes que não se encontram devidamente protegidos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Eternamente jovens

Já ninguém esconde os liftings e o botox, a procura pelo rosto perfeito nunca foi tão voraz. Conheça ainda o passado de Sócrates e os candidatos ao Benfica.