Sábado – Pense por si

André Silva
André Silva
03 de março de 2017 às 15:02

Entre truques e técnicas de ilusão

Talvez seja precisamente pelo impressionante clima de medo e de arrogância que se vive nos bastidores da imprensa portuguesa que todos nós procuramos formatos de informação alternativos

Acompanho o trabalho de uma página do Facebook que se dedica a mostrar os "truques da imprensa portuguesa" e, de facto, assisto com alguma perplexidade aos movimentos públicos que se vão inflamando em cima do jornalismo de ajuste de contas, das denúncias por confirmar e dos recados. Lógica que, em bom rigor, como apontou recentemente Pacheco Pereira, "não é jornalismo, mas sim propaganda e manipulação, e constitui um sistema de ‘pensamento único’ que empobrece o espaço público e o torna frágil".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.