Sábado – Pense por si

André Silva
André Silva
14 de setembro de 2018 às 14:27

A luta sinistra que vivemos entre segurança e liberdade

A boa notícia é que Portugal se encontra no 10º lugar no ranking das democracias a nível mundial, a inquietante é que "está a encolher o espaço democrático nos principais países do lado do espectro democracia-autocracia.

Esta semana tivemos conhecimento dos resultados do Relatório da Democracia de 2018, o segundo relatório anual do projecto Variedades da Democracia (V-Dem), uma rede global de investigadores e especialistas com sede na Universidade de Gotemburgo, que analisa os indicadores democráticos e de direitos e liberdades em 201 países. A boa notícia é que Portugal se encontra no 10º lugar no ranking das democracias a nível mundial, a inquietante é que "está a encolher o espaço democrático nos principais países do lado do espectro democracia-autocracia. Uma parcela muito maior da população mundial está hoje a experimentar a autocratização", alertam os autores do relatório acrescentando que, pela primeira vez desde 1979, o número de países que se afastam da democracia (24) é o mesmo que o número de países que apresentam avanços.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.