Sábado – Pense por si

Ana Rita Cavaco
Ana Rita Cavaco Bastonária da Ordem dos Enfermeiros
30 de dezembro de 2020 às 07:00

Vacina, Amor e Democracia

Vacinar é assistir ao triunfo da Democracia. Quem vacina não distingue ricos de pobres, doutorados de analfabetos, directores de subordinados. Não há raças, credos ou patentes. Vacinar é igualar em dignidade todas mulheres e todos os homens, porque o sucesso da vacinação em massa é o triunfo da civilização sobre a barbárie. O sucumbir do medo às mãos da ciência.

Ana Isabel Ribeiro foi a primeira enfermeira em Portugal a vacinar contra a covid-19. Na sua mão, a esperança de um País inteiro e o compromisso de toda uma classe profissional. À chamada, os enfermeiros voltaram a estar na primeira linha do serviço à comunidade. Foi assim agora, tal como aconteceu nos últimos 55 anos desde que foi lançado o Programa Nacional de Vacinação.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?