Sábado – Pense por si

Ana Rita Cavaco
Ana Rita Cavaco Bastonária da Ordem dos Enfermeiros
30 de agosto de 2021 às 08:00

Um País que corre atrás

Há dias em que é melhor começar pelas definições básicas. Planear: definir antecipadamente um conjunto de ações ou intenções, projetar. Antecipar: adiantar, fazer acontecer antes do tempo.

Tanto planear como antecipar são conceitos simples. A verdade é que em Portugal parecem fardos demasiado pesados. Temos muita dificuldade em ver para lá da espuma dos dias, do imediato, daquilo que nos acontece em cada instante. Somos um povo que corre atrás, ótimos a desenrascar porque não sabemos evitar e chegar antes do tempo. Acrescentamos a isto uma tendência igualmente incómoda: Não aprendemos com os erros. Mesmo quando a realidade nos tenta ensinar, continuamos com a mesma dificuldade em planear e antecipar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.