Sábado – Pense por si

João Carlos Silva
João Carlos Silva Director Adjunto
24 de janeiro de 2018 às 17:00

Um retrato aterrador

Nem todos aqueles com quem falámos quiseram dar pormenores sobre as condições das cozinhas sociais que conhecem. Houve quem admitisse ter medo, por estar em tribunal com a empresa; e quem confessasse ter receio de perder o emprego.

As jornalistas Raquel Lito e Ana Catarina André falaram com mais de 40 pessoas para realizar o trabalho da capa desta semana, que pode ler a partir da página 28. Ouviram cozinheiros e auxiliares de lares, escolas e hospitais, funcionários de empresas alimentares e responsáveis de entidades públicas. Muitas dessas conversas foram tudo menos fáceis: afinal, nem todos quiseram dar pormenores sobre as condições das cozinhas sociais que conhecem. Houve quem admitisse ter medo, por estar em tribunal com a empresa; e quem confessasse ter receio de perder o emprego. Mas o retrato que resulta, em termos de falhas de higiene e segurança, é aterrador - tão aterrador que o episódio de perseguição a ratos numa cozinha resulta quase anedótico. O pior de tudo é que os problemas não se cingem às cozinhas nem às instituições com menos recursos. Num lar de luxo, onde a piscina de hidroginástica serve agora como estendal, a lavandaria revela-se demasiado pequena e a roupa limpa acaba por se misturar com a suja.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.