Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
20 de novembro de 2019 às 19:00

Um desfilar de emoções

No ano em que se assinalam os 45 anos do fim da guerra colonial, recordamos a história dos primeiros soldados a partir para Angola. Retratamos ainda (com dificuldade) o regresso de Rui Rio ao parlamento e publicamos o livro dos 15 anos da SÁBADO

Falar sobre os dias passados na guerra colonial é, para a esmagadora maioria dos antigos soldados portugueses, um turbilhão de emoções. Risos provocados por memórias quotidianas podem ser seguidos de lágrimas abundantes ou de um nervosismo tal em que a única solução é manter um silêncio respeitador por tudo o que aqueles homens e mulheres passaram – muitos deles sem saber porquê. Esse desconhecimento das razões da ida para uma guerra distante aplicou-se, sobretudo, aos primeiros contingentes de militares portugueses a partir para a guerra em Angola. Jovens que nunca tinham saído das suas aldeias chegaram a um mundo novo e desconhecido, mal equipados e sem a mínima preparação.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos bastidores 812

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.