Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
04 de julho de 2018 às 17:00

Nutricionistas pop-star

Nos programas de TV ou nos livros, cada vez mais pessoas procuram os seus conselhos para manter a forma e perder peso. E nós revelamos-lhe os segredos das nutricionistas. Fomos ainda “jogar” à batalha naval num cenário de fogo real e viajámos até ao Mundial da Rússia numa autocaravana

Aparecem a dar conselhos nas televisões e nos seus blogues, publicam muitos livros e têm listas de espera para consultas – atendem de manhã à noite e algumas com a ajuda de secretárias e assistentes. As nutricionistas são as pop stars do século XXI. Ágata Roquette, Rita Rocha de Macedo, Ana Bravo, Lillian Barros, Mariana Abecasis e Iara Rodrigues têm em comum a falta de tempo. Como comprovaram as jornalistas Maria Espírito Santo e Dina Arsénio, foi difícil encontrar dia e hora para conversa e fotografia. Mas conseguiu-se. Com a ajuda das nutricionistas, e ainda de Pedro Moreira, director da primeira faculdade do País com um curso de nutrição, e de Alexandra Bento, bastonária da Ordem dos Nutricionistas, fizemos a contextualização cultural e histórica para responder à pergunta: porque é que estamos tão interessados no que comemos?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos bastidores 740

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.