Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
20 de novembro de 2024 às 18:00

Nas mãos dos estrangeiros

Nas 16 maiores empresas da Bolsa nacional, os estrangeiros dominam, seja nos bancos ou em gigantes como EDP ou ANA. Um panorama que se tem vindo a inverter nos últimos 20 anos. E ainda: como a comida ultraprocessada nos vicia; a vida dos novos eurodeputados; sabe distinguir entre bebidas com e sem álcool?

Jorge Magalhães Correia, o CEO da Fidelidade, tinha acabado de viajar de Xangai para Lisboa quando respondeu à SÁBADO – e estava a poucas horas de seguir para Abu Dhabi, de onde ainda enviaria, já de madrugada, uma mensagem para um dos jornalistas que assina o tema de capa desta edição. A redatora principal Ana Taborda e o jornalista Bruno Faria Lopes não sabem de onde lhes responderam todos aqueles com quem falaram, a maioria off the record, mas é provável que o tenham feito a partir de várias geografias – o que reflete a mudança de mãos dos acionistas que controlam as mais importantes empresas do País, a maioria, agora, com capital estrangeiro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.