Sábado – Pense por si

Ana Taborda
Ana Taborda
15 de novembro de 2023 às 18:00

Marcelo, pivô do momento

Como foram as horas mais tensas de Marcelo Rebelo de Sousa? E porque é que Pedro Nuno Santos telefonou a um jornalista da SÁBADO na sexta-feira, ao final do dia? Leia aqui – e nas próximas páginas – as histórias que também incluem pranchas de surf e uma Bimby.

António Rebelo de Sousa é mais à esquerda do que o Presidente Marcelo e quando fala com socialistas é habitual dizerem-lhe: "O seu irmão é uma exceção no PSD, um social-democrata." Já o advogado tem uma opinião diferente: "Não acho que ele seja um social-democrata. acho que meu irmão Marcelo é um democrata-cristão avançado. Avançado, porque se revê nas posições do Papa Francisco, no essencial." Mas quem discorda é Marcelo: "Ele não aceita muito bem essa tese", admite com um sorriso. A conversa teve lugar há umas semanas, mas vem a propósito numa altura em que Marcelo está no centro do terramoto político que abala o país. A editora executiva Maria Henrique Espada recria as horas mais tensas daquele que será provavelmente o momento mas decisivo do Presidente da República.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.