Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
08 de novembro de 2023 às 18:00

A vida de D. Maria II

D. Maria II foi a última “Rainha reinante”. Subiu ao trono aos 7 anos, ainda no Brasil, e teve uma vida fascinante, tendo morrido em 1853, no seu 11º parto. E mais: a geração sanduíche, com filhos menores e pais idosos; e uma entrevista com a multifacetada Ana Rocha de Sousa.

Apesar de D. Maria II só ter vivido no Palácio da Ajuda duas semanas, foi lá a boda do seu casamento com D. Fernando II. Na sala do trono, estão dois grandes quadros, um dela e outro do marido. Terá sido num daqueles tronos que se sentou a última chefe de Estado portuguesa, como explicou José Alberto Ribeiro, diretor do palácio. A editora Vanda Marques foi saber mais sobre a vida fascinante desta Rainha, que subiu ao trono aos 7 anos, ainda no Brasil - e para isso falou com 10 especialistas, entre historiadores e investigadores. D. Maria II acabou por ser pouco estudada no século XX, já que a Salazar não interessavam liberais que defendiam a liberdade de imprensa, o ensino público e a cultura nas ruas. A Rainha morreu há 170 anos, no seu 11º parto.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Bastidores 1019

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.