Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
24 de janeiro de 2024 às 18:00

Como tratar a dor crónica

É fundamental tratar a dor crónica, podendo recorrer a variadas terapias: medicamentos, exercício, neuroestimulação ou alimentação adequada. E ainda: entrevistas com o ambientalista Francisco Ferreira e o líder do CDS, Nuno Melo; a vida difícil dos imigrantes com trabalhos pouco qualificados .

Tratar a dor crónica é uma tarefa complicada para os médicos. Primeiro, porque há várias patologias que a provocam, mas sobretudo porque se chegou à conclusão de que ela é sentida de forma diferente por cada um, até com a mesma doença. Como percebeu a jornalista Susana Lúcio, se estivermos infelizes e deprimidos vamos sentir mais dor. Para a tratar é preciso resiliência por parte dos doentes. "Eu tentei todas as terapias alternativas", explicou José Vieira, de 68 anos, que tem problemas de tendinites. "É um processo lento que exige persistência até se conseguir resultados", garante.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Bastidores 1030
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.