Sábado – Pense por si

João Carlos Silva
João Carlos Silva Director Adjunto
20 de dezembro de 2017 às 19:23

Ciências e animais

Investigadores internacionais de topo no domínio da inteligência animal responderam com rapidez, às vezes em segundos, às nossas questões sobre os seus estudos envolvendo cães e gatos.

Quando Ângela Marques e Ágata Xavier iniciaram o trabalho de capa desta semana perceberam logo que teriam de falar com os investigadores de topo que produzem estudos sobre inteligência animal. Foi com pouca esperança que enviaram emails. Laurie Santos, directora do Laboratório de Cognição Comparada de Yale, respondeu ao fim de dois dias; Rosalind Arden, investigadora da London School of Economics & Political Science, reagiu em segundos (ia a caminho de Dallas, para uma palestra); Péter Pongrácz, de Budapeste, não só devolveu de imediato o email como juntou seis relatórios. Agradecendo e reconhecendo pertinência em algumas perguntas, foi frontal: "Honestamente, não percebo o que quer dizer com 'cães como propriedade'" (quando o questionámos sobre se as conclusões dos estudos que citava não nos levariam, mais cedo ou mais tarde, a olhar para os animais como seres pensantes e não nossa propriedade). No fim do trabalho que publicamos a partir da página 30 fica a certeza: os direitos dos animais serão um debate cada vez mais comum nos próximos anos - e as descobertas da ciência terão um papel central nessa discussão.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.