Sábado – Pense por si

João Carlos Silva
João Carlos Silva Director Adjunto
05 de dezembro de 2017 às 19:21

Uma semana de memórias

Um texto do autor de uma biografia de Belmiro de Azevedo é a base do nosso longo trabalho sobre o empresário de Marco de Canaveses: reedições sucessivas e histórias diferentes.

Entre várias biografias, suas ou em co-autoria (Alexandre Soares dos Santos, António Champalimaud, Isabel dos Santos), o jornalista Filipe S. Fernandes assinou, no final de 2008, o livro O Homem Sonae – A gestão segundo Belmiro de Azevedo. Quando, em 2014, a SÁBADO decidiu juntar o empresário de Marco de Canaveses à sua lista de obituários preparados para publicação, foi a Filipe S. Fernandes que pediu esse trabalho. Na verdade, entre reedições e acertos, foram três as versões sucessivas que o jornalista fez, em 2015 e 2016. A data da morte de Belmiro de Azevedo, uma quarta-feira, fez com que tivessem entretanto sido publicados toda uma série de completíssimos obituários preparados, o que nos levou a optar por uma nova reedição, com contributos da editora Ana Taborda e do jornalista Bruno Faria Lopes para lhe apresentarmos histórias diferentes e novas. Pode lê-las das págs. 36 à 59.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.