Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
15 de maio de 2024 às 18:00

Um polícia insubmisso

“Polícia infinito”, Teófilo Santiago esteve ligado à investigação de importantes operações policiais, do Apito Dourado ao Face Oculta. As suas memórias, que deram origem a um livro, fazem a capa da SÁBADO. E ainda: o filósofo que não sabia atravessar a estrada; à procura de fotos num cemitério; viagem pela Lisboa fadista de Carlos do Carmo.

O tema de capa desta semana é uma pré-publicação do livro Insubmisso, Memórias de Um Polícia, que o jornalista Eduardo Dâmaso escreveu, após muitas horas de conversa com o antigo investigador Teófilo Santiago, e que se centra em três operações policiais: Apito Dourado, Face Oculta e Aveiro Connection. "Polícia infinito", cracha de ouro da PJ, as suas investigações "foram as primeiras a incomodar poderes simbolizados em Pinto da Costa, José Sócrates, Valentim Loureiro, Oliveira Costa e Armando Vara". Mas este trabalho vai mais longe e aborda a evolução legislativa, a organização e os métodos de combate ao crime económico.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.