Sábado – Pense por si

Zelensky e equipa partilham passeio para ir buscar café em Kiev, "sempre bonita"

Leonor Riso
Leonor Riso 13 de março de 2022 às 11:51
As mais lidas

Zelensky e a sua equipa encontraram café numa cidade fechada, que se prepara para o combate.

Enquanto as forças russas se aproximam de Kiev, Ucrânia, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e a sua equipa mantêm a confiança e até se filmaram a ir buscar café numa cidade que se prepara para o combate.

No twitter, o conselheiro presidencial Mikhail Podolyak partilhou um pequeno vídeo em que surge ao lado de David Arakhamia, o líder da maioria no parlamento ucraniano, e de Zelensky.

"Kiev é sempre bonita. Mesmo durante a guerra… A equipa está sempre nos locais de trabalho", escreveu Podolyak.

O presidente ucraniano já se filmou várias vezes em Kiev. Os Estados Unidos chegaram a oferecer, a 26 de fevereiro, ajuda a Zelensky para que saísse da Ucrânia devido à invasão russa, mas o presidente respondeu que precisava de munições, não de boleia.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já causou pelo menos 564 mortos e mais de 982 feridos entre a população civil e provocou a fuga de cerca de 4,5 milhões de pessoas, entre as quais 2,5 milhões para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Com Lusa 

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.