Viagem de Trump com golfe e Coreia do Norte na agenda

Viagem de Trump com golfe e Coreia do Norte na agenda
Leonor Riso 05 de novembro de 2017

Presidente norte-americano passará pelo Japão, Coreia do Sul, China, Vietname e Filipinas.


Donald Trump chega hoje ao Japão, a primeira paragem da sua visita oficial a cinco países asiáticos. A viagem é ensombrada pela Coreia do Norte, causa da intenção do presidente norte-americano de criar uma frente aliada, com o Japão, para responder aos ameaçadores testes nucleares e de mísseis.

Em doze dias, passará pelo país nipónico, pela Coreia do Sul, pela China, Vietname e Filipinas. Hoje, no Japão, a seu agenda inclui falar com forças militares nacionais e dos EUA, na base aérea de Yokota. Depois, Trump irá com o primeiro-ministro Shinzo Abe a um clube de golfe. Recorde-se que Abe ofereceu um taco de golfe dourado ao presidente norte-americano, no valor de mais de 3 mil euros. O dia terminará com um jantar privado entre os dois. Trump falará ainda com a família imperial do Japão via telefone, e conhecerá familiares de japoneses raptados pela Coreia do Norte.

Na Coreia do Sul, tudo será diferente: em vez de golfe e jantar privado, Trump partilhará uma chávena de chá com o presidente sul-coreano Moon Jae-in, antes de um jantar de Estado. Esta será a primeira visita, em mais de 25 anos, de um presidente dos EUA à Coreia do Sul. No país, houve manifestações contra e a favor da visita de Trump.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Investigação
Opinião Ver mais