Sábado – Pense por si

Quem é Di Maio, a jovem esperança do 5 Stelle?

Leonor Riso
Leonor Riso 03 de março de 2018 às 19:18

Candidato de 31 anos pode tornar-se o mais jovem presidente do Conselho de Ministros italiano de sempre. Mas não aceita coligações nem deve conseguir a maioria.

O Movimento 5 Stelle pode vir a ser o partido mais votado nas eleições italianas, mas segundo as sondagens, não conseguirá alcançar os 40% de votos necessários para conseguir governar sozinho. O candidato que dá cerca 28% das intenções de voto ao partido formado pelo comediante Beppe Grillo (que ainda controla o 5 Stelle) é Luigi di Maio. O candidato mantém-se avesso a coligações que facilitem a nomeação como primeiro-ministro; mas caso decida coligar-se ou obtenha a (improvável) maioria, tornar-se-á o mais jovem chefe de governo italiano.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.