Sábado – Pense por si

Quase 200 países acordam reduzir gases de efeito estufa

"É uma grande vitória para o clima. Demos um grande e concreto passo para cumprir as promessas feitas em Paris, em Dezembro passado", disse Miguel Arias Canete, comissário da União Europeia

Representantes de quase 200 países chegaram hoje a um acordo sobre a redução faseada de potentes gases de efeito estufa usados em frigoríficos e ares condicionados, anunciou o ministro dos Recursos Naturais do Ruanda, que acolheu as conversações.

"A emenda e as decisões foram adoptadas", disse Vincent Biruta, que presidiu às conversações, que decorreram na capital do Ruanda, Kigali, sobre o fim do uso de hidrofluorcarbonetos (HFC).

"Esta é uma grande vitória para o clima. Demos um grande e concreto passo para cumprir as promessas feitas em Paris, em Dezembro passado", disse Miguel Arias Canete, comissário da União Europeia, em comunicado.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.