Sábado – Pense por si

Portugal na lista de risco da Suíça. Emigrantes contestam decisão

Mariana Branco
Mariana Branco 11 de dezembro de 2020 às 10:14

Decisão das autoridades suíças obriga a quarentena no regresso. Petição a pedir a retirada de Portugal da lista já tem mais de 11 mil assinaturas.

A Suíça anunciou no início do mês que iria colocar Portugal na lista de países de elevado risco a partir da próxima segunda-feira, 14 de dezembro, obrigando a uma quarentena de dez dias no regresso ao país. Indignados, mais de 11 mil emigrantes portugueses na Suíça já assinaram uma petição em que pedem a retirada de Portugal da lista dos países de elevado risco.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
A lagartixa e o jacaré

Dez observações sobre a greve geral

Fazer uma greve geral tem no sector privado uma grande dificuldade, o medo. Medo de passar a ser olhado como “comunista”, o medo de retaliações, o medo de perder o emprego à primeira oportunidade. Quem disser que este não é o factor principal contra o alargamento da greve ao sector privado, não conhece o sector privado.

Adeus, América

Há alturas na vida de uma pessoa em que não vale a pena esperar mais por algo que se desejou muito, mas nunca veio. Na vida dos povos é um pouco assim também. Chegou o momento de nós, europeus, percebermos que é preciso dizer "adeus" à América. A esta América de Trump, claro. Sim, continua a haver uma América boa, cosmopolita, que gosta da democracia liberal, que compreende a vantagem da ligação à UE. Sucede que não sabemos se essa América certa (e, essa sim, grande e forte) vai voltar. Esperem o pior. Porque é provável que o pior esteja a chegar.