Sábado – Pense por si

Polícia de Hamburgo dispara contra homem horas antes do jogo entre a Polónia e a Holanda

Suspeito, que tinha uma picareta e um cocktail molotov, está a receber tratamento médico.

A polícia alemã disparou este domingo contra uma pessoa que ameaçou as autoridades com uma picareta e um dispositivo incendiário, no centro de Hamburgo, avançaram as autoridades alemãs através da rede social X. O episódio ocorreu horas antes do jogo entre a Polónia e a Holanda para o Euro2024, que começou às 14h.

REUTERS/Axel Schmidt

"Em St Pauli há atualmente uma grande operação policial. De acordo com as apurações iniciais, uma pessoa ameaçou os policias com uma picareta e um dispositivo incendiário. A polícia usou então as suas armas de fogo. O agressor ficou ferido e atualmente está a receber tratamento médico", afirmou um porta-voz da polícia citado peloThe Guardian.

O homem foi inicialmente cercado por polícias, que usaram spray de pimenta e dispararam um tiro contra o mesmo. Segundo algumas testemunhas, o suspeito terá sido posteriormente abatido, enquanto tentava escapar entre a multidão. Algumas pessoas disseram também que o homem parecia carregar um cocktail molotov.

Imagens partilhadas nas redes sociais mostram o homem, vestido de preto e a carregar uma mochila, a fugir das autoridades, depois de estas terem lançado o spray de pimenta. Um porta-voz da polícia disse que "de acordo com as informações atuais, não há ligação com o futebol".

O incidente ocorreu no bairro de St Pauli, por volta das 12h30 locais (11h30 de Lisboa), enquanto a Polónia e a Holanda se preparavam para jogar no Volksparkstadion, em Hamburgo às 15 horas locais (14h de Lisboa). Em Hailigengeistfeld, a oito quilómetros do local do incidente, estariam entre 30 mil a 40 mil adeptos holandeses e polacos.

O jogo entre a Polónia e a Holanda está a ser marcada pela alta segurança, devido a preocupações com vandalismo e um potencial ataque terrorista. Na Alemanha correm já boatos que um grupo do Estado Islâmico estará a planear uma operação para um dos jogos do Europeu de Futebol, que começaram a 14 de junho e que deverão atrair 2,7 milhões de visitantes à Alemanha.

"O evento em Heiligengeistfeld está sujeito a várias verificações de segurança e está bem protegido", acrescentou o porta-voz.

Artigos Relacionados