Sábado – Pense por si

O sismo faz tremer Erdogan

Margarida Davim
Margarida Davim 16 de fevereiro de 2023 às 20:00

À beira de eleições, o terramoto que fez mais de 35 mil mortos ameaça dominar a campanha. Mas o Presidente ainda tem muitos trunfos para manter o poder.

“Enquanto há gente a morrer, não se fala de política.” O reparo foi feito pelo marido, um turco curdo, à mulher, uma portuguesa que aceitou falar com a SÁBADO sob anonimato. Estão a viver em Portugal, mas isso não afasta o medo de represálias do regime de Recep Erdogan. “Um post basta para ter problemas na fronteira”, conta, explicando que a relutância de falar sobre política em alturas de crise até “é mais cultural” do que um reflexo da opressão que se vive no país.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.