Sábado – Pense por si

O oligarca que domina a política na Geórgia

Gabriela Ângelo com Maria Henrique Espada 19 de junho de 2024 às 23:30

Dono de uma fortuna de €4,5 mil milhões, domina a política georgiana apesar de só ter sido primeiro-ministro durante 13 meses, em 2012. Enriqueceu na Rússia, vive num palácio com heliporto e jardim zoológico e mantém relações próximas com Moscovo.

No topo de uma montanha e debruçado sobre a capital da Geórgia, Tiblíssi, existe um palácio de metal e vidro que mais parece o covil de um vilão dos filmes de James Bond. O edifício inclui um heliporto, uma cascata falsa e um jardim zoológico privado com pinguins, zebras e flamingos e outros animais exóticos naquela zona do mundo. Lá dentro está guardada uma das coleções de arte mais valiosas do mundo, que inclui obras de Picasso e Roy Liechtenstein. Como não podia deixar de ser, esse palácio é a casa do homem mais rico e poderoso do país: Bidzina Ivanishvili, oligarca e criador do partido que está atualmente no poder, Sonho Georgiano (SG).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.