Sábado – Pense por si

O oligarca que domina a política na Geórgia

Gabriela Ângelo com Maria Henrique Espada 19 de junho de 2024 às 23:30

Dono de uma fortuna de €4,5 mil milhões, domina a política georgiana apesar de só ter sido primeiro-ministro durante 13 meses, em 2012. Enriqueceu na Rússia, vive num palácio com heliporto e jardim zoológico e mantém relações próximas com Moscovo.

No topo de uma montanha e debruçado sobre a capital da Geórgia, Tiblíssi, existe um palácio de metal e vidro que mais parece o covil de um vilão dos filmes de James Bond. O edifício inclui um heliporto, uma cascata falsa e um jardim zoológico privado com pinguins, zebras e flamingos e outros animais exóticos naquela zona do mundo. Lá dentro está guardada uma das coleções de arte mais valiosas do mundo, que inclui obras de Picasso e Roy Liechtenstein. Como não podia deixar de ser, esse palácio é a casa do homem mais rico e poderoso do país: Bidzina Ivanishvili, oligarca e criador do partido que está atualmente no poder, Sonho Georgiano (SG).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.