Sábado – Pense por si

O fotojornalista que mostrou o horror em Gaza

Susana Lúcio
Susana Lúcio 13 de março de 2024 às 23:00

Motaz Azaiza ganhou fama mundial a fotografar e publicar nas redes sociais imagens brutais das vítimas da ofensiva israelita na Faixa de Gaza. Não aguentou mais e fugiu.

Esta será a última vez que me vão ver com este colete pesado e malcheiroso”, diz Motaz Azaiza emocionado, a olhar para a câmara do telemóvel, ainda vestido com o colete à prova de balas entregue aos jornalistas em Gaza. Foi assim, num vídeo publicado na sua conta de Instagram no fim de janeiro, que o fotojornalista palestiniano, de 24 anos, conhecido mundialmente pelas imagens brutais das vítimas da ofensiva israelita em Gaza, anunciou a sua retirada. “Peço desculpa”, acrescentou.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.