O ministro da Defesa, Ruwan Wijewardene, descreveu o ataque como um ato "terrorista", que terá sido perpetrado por "extremistas religiosos". Os atentados ainda não foram reivindicados, mas os autores já terão sido identificados e oito suspeitos foram detidos, segundo o mesmo ministro. As autoridades acreditam que os ataques terão sido maioritariamente realizados por bombistas suícidas.
As investigações aos ataques revelaram que duas pessoas fizeram check-in para o quarto 616 do hotel Shangri-La no sábado, 20 de abril, um dos quatro hotéis de luxo que foram alvo de explosões em Colombo. As imagens do circuito fechado de televisão revelaram que os suspeitos detonaram as bombas no restaurante e no corredor do hotel.Em Portugal, o cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, evocou as vítimas dos ataques no Sri Lanka, durante a homília na Sé Patriarcal de Lisboa, e afirmou que o cristianismo é a religião mais perseguida no mundo atual.
Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, repudiou os ataques, tendo já apresentado as condolências à viúva da única vítima portuguesa conhecida até ao momento.
Pela parte do Governo português, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, lamentou a morte de um português nos atentados, sublinhando a "determinação em combater o terrorismo sob todas as formas".
A maior instituição do islamismo, a Universidade de al-Azhar, também condenou os ataques, lembrando que o "instinto" dos "terroristas contradiz os preceitos de todas as religiões".
"Não consigo imaginar que um ser humano possa atingir pessoas pacíficas no seu dia de comemoração", afirmou o grande imã de Al-Azhar, o xeque Ahmed al-Tayeb, através de uma mensagem na rede social Twitter, referindo-se aos ataques em hotéis e igrejas, onde católicos celebravam a missa pascal.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Um muro, os EUA divididos e potencial terrorismo na capital antes da tomada de posse
Covid-19: França supera as 70 mil mortes devido à doença
Covid-19: Três comissários europeus em isolamento após contacto com João Leão
Covid-19: Itália suspende voos procedentes do Brasil
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.