Sábado – Pense por si

Nicarágua: Quem é o casal sandinista no poder?

João Carlos Silva
João Carlos Silva 25 de agosto de 2018 às 14:00

Por trás de Daniel Ortega, um histórico do sandinismo, está a "camarada Rosario", uma radical excêntrica e esotérica. Os protestos não param, nem as mortes.

Nicarágua Cristã, Socialista e Solidária!", "Pátria Linda, Pátria Bendita!". A mistura de política e religião deixou de ser suficiente para calar os insatisfeitos. Dez anos de "capitalismo de Estado" com pinceladas sandinistas colocaram a Nicarágua à beira do caos: desde Abril que manifestações sucessivas, com os estudantes na primeira linha, pedem a demissão de um poder que acusam de corrupção no segundo país mais pobre do hemisfério, a seguir ao Haiti. O regime responde com balas. A contagem de mortos já ultrapassou as três centenas - e só no último fim-de-semana foram pelo menos mais 11.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.